Notícia

Câmara dos Deputados: Projeto acaba com reexame obrigatório de sentenças contra Fazenda Pública

05 de Agosto de 2019
Câmara dos Deputados: Projeto acaba com reexame obrigatório de sentenças contra Fazenda Pública

O Projeto de Lei 2907/19 suprime do Código de Processo Civil (Lei 13.105/15) o artigo que prevê que as sentenças judiciais contrárias à Fazenda Pública somente produzirão efeito após confirmação em tribunal hierarquicamente superior. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Em termos jurídicos, a previsão de duplo grau de jurisdição para as sentenças contrárias à Fazenda Pública (termo genérico para União, estados, Distrito Federal e municípios) é chamada de remessa necessária ou reexame obrigatório.

O projeto é de autoria do deputado Lucio Mosquini (MDB-RO). Segundo ele, a remessa necessária é alvo de críticas de juristas renomados e reflete um privilégio para uma das partes (Fazenda Pública) do processo.

“O duplo grau de jurisdição obrigatório apenas se justificava para proteger a Fazenda Pública quando o Estado era mal aparelhado em sua defesa jurídica, o que, há muito, não corresponde à realidade do País”, disse Mosquini.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior Edição - Natalia Doederlein
Agência Câmara Notícias

Link da Notícia: https://www.camara.leg.br/noticias/563942-projeto-acaba-com-reexame-obrigatorio-de-sentencas-contra-fazen
da-publica/

Fonte: Câmara dos Deputados
Data da Notícia: 05/08/2019