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Inep divulga taxas de rendimento escolar; números mostram tendência histórica de melhora

13 de Maio de 2019
Inep divulga taxas de rendimento escolar; números mostram tendência histórica de melhora

As taxas de rendimento escolar – aprovação, reprovação e abandono – coletadas pelo Censo Escolar 2018 já estão disponíveis para consulta no Portal do Inep e seguem tendência de melhora. Tanto no ensino fundamental, quanto no ensino médio, diminuiu a reprovação, a aprovação melhorou, e o abandono manteve-se em queda ou estável.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira, 10 de maio, cumprindo o cronograma do Censo Escolar previsto em portaria. A divulgação encerra o calendário do levantamento estatístico em 2018. Em 29 de maio, Dia nacional do Censo Escolar da Educação Básica, o Inep inicia a campanha estatística de 2019.

As taxas de rendimento são informadas pelas escolas, durante a segunda etapa do Censo Escolar. Elas revelam a situação dos alunos ao final do ano letivo de 2018: se foram aprovados ou reprovados, segundo os requisitos de avaliação de desempenho estabelecidos pela própria escola, ou se deixaram de frequentar a escola ao longo do ano letivo de 2018.

Os dados estão disponíveis para consulta com recortes nacional, por regiões, por unidade da federação, por município e por escola; segundo a localização (urbana ou rural), a dependência administrativa (federal, estadual, municipal ou privada), o nível de ensino (fundamental ou médio) e série/ano.

As taxas de rendimento são fundamentais para a verifi­cação e o acompanhamento por parte dos profissionais das redes de ensino (estados e municípios), mas, sobretudo pelas escolas. Além disso, são indicadores utilizados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um indicador de desempenho educacional divulgado a cada dois anos pelo Inep que combina as taxas de rendimento do Censo Escolar com o desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Link da Notícia: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/6683555
Fonte: Portal do INEP
Data da Notícia: 13/05/2019