Notícia

MDS: Estados e Municípios podem aderir à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

08 de Agosto de 2018
MDS: Estados e Municípios podem aderir à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

Iniciativa lançada em abril tem foco nos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com mais de 60 anos

Estão abertas as adesões à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi). Iniciado em abril deste ano, o programa consiste em ações desenvolvidas por Estados e municípios voltadas a quem tem mais de 60 anos, com foco nos inscritos no Cadastro Único para Programas do Governo Federal. O trabalho é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

De acordo com o diretor do Departamento de Atenção ao Idoso da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano (SNPDH) do MDS, Leonardo Milhomem, o trabalho deve ser desenvolvido em etapas. “A primeira delas é a assinatura da adesão. Logo após, deve haver a criação ou fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, a capacitação dos gestores municipais, a produção de um diagnóstico municipal e a elaboração de estratégia. Também está prevista a criação e execução de lei municipal”, explica.

Os municípios têm autonomia para desenvolver as ações – com avaliações periódicas por parte do MDS – e recebem um certificado. A adesão à estratégia pode ser feita no site do MDS, por meio do banner “Amigo da Pessoa Idosa”.

Saiba mais:
A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é desenvolvida pelo MDS em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Humano, da Saúde e dos Direitos Humanos, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é proporcionar qualidade de vida às pessoas com mais de 60 anos, promovendo um caminho para o envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS

Link da Notícia: http://mds.gov.br/area-de-imprensa/noticias/2018/agosto/estados-e-municipios-podem-aderir-a-estrategia-br
asil-amigo-da-pessoa-idosa

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social - MDS
Data da Notícia: 08/08/2018